Pular para o conteúdo principal

Carnaval.


- Carnaval. Uma palavra derivada do latim “Carnis Valles”. Em tradução literal podemos entender como “Prazeres da Carne”. É uma época do ano onde as pessoas se permitem extravasar suas fantasias. No popular, bebem além da conta, transam com desconhecidos, praticam libertinagem e, usam esse período para se libertar da moral e dos bons costumes que regem a sociedade. (Pierre Martins)
Talvez o sentido disso tudo fosse apenas separar uma semana para curtir e extravasar, mas sempre vamos além da conta. Deixamos por muitas vezes de lado os bons costumes e nos entregamos a folia. Particularmente, é o momento em que revejo velhos amigos, dançamos, brincamos, conversamos, deixamos de lado a rotina e relaxamos. Até esse ponto acho bacana. De fato, gosto da época do carnaval. Saio pra ver pessoas, tenho uns dias longe do trabalho... E assim como eu, sei que outros também valorizam esse momentos. Mas será que de fato sabemos o que está por trás do carnaval? Sabemos o que rege a folia?
Ponto um: As grandes escolas de samba. Há quem diga que seus fiadores são bicheiros com seus dinheiros sujos. Dinheiro do crime organizado do qual tato criticamos. Vendo pelo lado religioso, se você for cristão como eu, basicamente eles promovem cultos e homenagens a santos do candomblé e da umbanda. Nada contra, afinal, cada um tem sua religião, mas se você crê na mesma fé que eu, não seria legal você compactuar com isso.

Ponto dois: Você sabe quem é o Rei Momo? Ele é uma das personificações do deus grego Dionísio, ou deus Baco. Esse é aquele carinhosamente chamado de deus do vinho, mas na verdade é a imagem da bebedeira, da libertinagem, dos prazeres carnais. O deus Baco da origem a uma palavra que você conhece bem, “bacanal”. Essa era a forma de culto dedicada a ele: Orgia em praça pública. O “Rei da festa” ou “Rei Momo” é a personificação da imagem do que há de pior na carne. Representa a ganância pelas riquezas, a luxuria, a gula, a embriaguez, a libertinagem.. enfim, como eu disse, tudo o que há de pior na carne.

Ponto três: Você sabe por que nos fantasiamos no carnaval? A essência do evangelho diz que o nosso corpo é a mascara que protege nosso espírito, que é nosso bem mais valioso. Se fantasiar implica em esconder seu corpo, pois ele se torna o seu bem mais valioso durante a festa dos prazeres da carne. Em essência, apenas quer simbolizar que a carne vale tanto quanto seu espírito. Mas sabemos que a carne se deteriora e morre, mas seu espírito vai durar para sempre. Na quarta-feira de cinzas tudo quanto é carne se acaba como quem é consumido pelo fogo, mas aqueles que vivem pelo espírito vive para sempre.

O carnaval pode ser entendido como a vida na carne. Um tempo curto de prazeres intensos, mas um fim trágico marcado por um melancólico dia de cinzas. Mas aqueles que vivem no espírito, esses viverão para sempre.

Por isso, caro leitor, pense bem. Vá ao carnaval, mas seja sábio em cada passo. Lembre-se que mesmo aquilo é um culto, porém dedicado a deuses de origens e intenções bem duvidosas.
Boa folia!


Martins, Pierre - Araruama, 05 de Fevereiro de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Deus, o Senhor está ai?

E stou caminhando. A minha frente apenas uma avenida e muitas pessoas. Cada uma com sua história. Cada uma com seus medos. Todos tem um motivo para caminhar, para viver... Mas eu não. Não me resta mais nada para me orgulhar. Perdi tudo o que mais era valioso em minha vida. Agora estou diante do mar. O dia esta cinza e triste como eu. Não há ninguém por perto. Apenas o cheiro da maresia e o vento. Tamanha imensidão e eu aqui tão pequeno. Eu sinto uma dor que não cabe no peito. Então olho para o céu.

Perdão: a nossa verdadeira paz interior.

Pierre Martins As vezes demoramos a valorizar as pessoas que estão ao nosso lado. Talvez pelo simples fato dela estar ali sempre e a gente achar que isso não vai mudar nunca. Mas, como dizia Chorão: “ – cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas.” As vezes nossa zona de conforto é desfeita e, acredite, por mais que as vezes você reclame de suas pernas, por ser feia, magrinha ou gordinha de mais, se o tornozelo é esquisito ou seus dedos não são bonitos, imagine como seria viver sem elas? As pessoas tem defeitos, assim como nós, assim como nossos membros, mas elas estão ali por um propósito: nos completar. Por mais que você diga que sabe muito bem viver sozinho, ou que não precisa de ninguém pra ser feliz, no fundo sabe que está enganando a si mesmo, pois nem mesmo Jesus escolheu caminhar sozinho na Terra. Seus discípulos tinham defeitos, mas o amavam. Pedro até negou a Cristo, mas isso não diminuiu a amizade e o amor entre eles. As vezes o momento nos faz errar. O coração

Grandes batalhas são dadas somente a grandes guerreiros.

" Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui. Percorri milhões de milhas antes de dormir, eu não cochilei . " (A estrada - Cidade Negra)