Pular para o conteúdo principal

Para onde voam as borboletas.

Você já observou uma borboleta branca? Como elas voam com classe e elegância... É admirável a sensação que elas passam. Deslizam no vento com a folha de papel dobrado caindo do céu. Voam com toda a liberdade e não há nada como elas para representar a natureza.  Dão os tons da paz. Assim como o Espírito Santo de Deus se mostrou como uma pomba durante o batismo de Jesus, o vôo das borboletas brancas nos trazem o espírito que da a sensação da paz. Talvez elas sejam os anjos que passeiam livremente pela Terra.
A cinco meses conhecemos aqui em casa um anjo. Diferente das borboletas ou da pomba branca, veio como um símbolo não muito bem visto. Um gato preto de olhos verdes. Chegou tão pequeno quanto um camundongo vira-latas. De alguma forma apareceu aqui e com sua carisma conquistou uma grande mãe. Talvez no início tenhamos tratado ele apenas como mais um... Mas, como minha mãe disse, ele era um anjinho. Assim como “Benjamim Buton”, foi rejeitado e deixado aqui por alguém, talvez simplesmente pelo fato de ser diferente. Então acolhemos aquele felino mirrado de orelhas grandes e olhos arregalados. Enquanto eu e minha irmã estávamos sumidos conquistando nosso emprego e faculdade, “Pretinho” acabou se tornando o grande companheiro de meus pais. No início tivemos uma grande dificuldade com a escolha do nome, pois esse anjo tinha o sexo muito difícil de descobrir e não sabíamos nada sobre gatos. Conforme o tempo passava e ele crescia, também crescia em nós um amor intenso e único. Deus, como ficamos apegados a esse gatinho!

Pretinho
Tinha a melhor ração, mas não abria mão de caçar insetos e lagartixas. Era incontrolável sua paixão pela fita ou pela bolinha. Brincava como jamais vi um felino brincar. Se a tristeza se abatesse sobre um de nós, cá estava ele miando e deitando em nossos pés. Talvez se pudesse falar, diria: “não fique assim, eu estou aqui com você”... Assim como as borboletas brancas que ele adorava perseguir para brincar, esse gatinho preto nos trouxe a sensação de paz. Suas patinhas aveludadas abraçavam nossas mãos apenas em busca de um carinho, de um afago. Seu miado sempre doce nos fez procurar saber um pouco mais sobre ele. E quem diria que aquele gatinho mirrado iria se transformar em um gato lindo. Doce como sua própria raça. Chantilly-Tiffany. Como uma raça tão rara veio parar aqui em nosso quintal? Bom, minha mãe sempre disse que ele era um anjo enviado por Deus. Com ele aprendemos que gatos também amam, brincam e se apegam a seus donos. Deixamos de lado todo aquele preconceito. Nosso primeiro mascote... Ele conseguiu tocar até mesmo o coração de meu pai. Aos poucos conquistou seu espaço, sua permissão para estar dentro de casa, para nos acordar as cinco da manhã pedindo comida, de pular em nossos colos e receber todo o carinho que pudéssemos dar. Ele nos ensinou a amar um animal como amamos uns aos outros aqui. Se tornou um membro de fato da família! Seu amor nos envolveu de tal forma que não há explicação, não há nada capaz de descrever tudo o que sinto ao falar dele. Tornou-se meu irmãozinho caçula.

Pretinho
Hoje pela manhã Pretinho nos deixou. É com os olhos transbordando em lágrimas que escrevo esse texto. Na ultima quarta-feira ele foi atacado por um gato que ronda nosso quarteirão. Na tentativa de fugir, acabou caindo em uma casa com três cachorros. Ele conseguiu fugir, mas saiu muito machucado. Até então não sabíamos de nada. Quando enfim conseguimos o achar, ele estava em uma casa de veraneio ao lado da nossa. Abaixado e escondido em meio ao matagal. Desde então começamos a lutar para salva-lo. Ele já não era mais aquele gatinho animado, mas apenas ficava pelos cantos. Na quinta-feira levamos ele ao pet-shop e ele ganhou aquele banho e um tratamento vip. Mas nem isso o animava. Ontem ele amanheceu com os olhos amarelos e logo corremos para o veterinário. As palavras do doutor? “Aparentemente ele não tem nada. Vá para casa e de tudo o que ele quiser comer, de amor e carinho e fiquem perto dele cuidando e observando. Ele vai ficar bem.”
Infelizmente essas palavras só podiam significar uma coisa: vamos amá-lo em seus últimos momentos... E hoje pela manhã o ultimo momento chegou. Despediu-se de minha irmã e se foi nos braços de meus pais.
Enterramos seu corpinho em um lugar incrível. No alto de uma montanha, com vista para toda a cidade e a lagoa. Meu pai, aos prantos me entregou uma estaca e uma grande pedra para que eu marcasse o lugar onde ele estava enterrado. Choramos ali, juntos por algum tempo. Antes que entrássemos no carro, vi uma planta no chão. Eu a peguei e plantei exatamente no lugar onde ele foi enterrado. Então quando olhamos para o céu, vimos inúmeras borboletas brancas. Jamais vi tantas em minha vida. Sobrevoaram todo o local. Pousavam nas arvores e voavam por cima de onde o enterramos. Elas vieram prestar sua homenagem. Assim entendo que elas realmente nos trazem a paz. Antes que entrasse no carro, passou a minha frente uma borboleta diferente. Ela era branca, mas tinha machas de bolinhas pretas em suas asas. Então eu sorri e entendi para onde voam os anjos.
Pretinho/último banho.

Não importa como seja seu bichinho, se ele é bravo, se ele é branco ou preto, se é de raça ou vira-latas, se é obediente ou não, se é um cachorro, um periquito, um porco, um cavalo ou um gato, cuide dele a cada dia como se fosse o último. Ame-o, pois ele ama você e não tem interesse no que você pode oferecer, mas apenas ama por você ser quem é do jeito que você é. Eu faria qualquer coisa para passar só mais um dia brincando com meu “peto”, mas hoje eu só posso agradecer por ele ter mudado o que precisava mudar em mim.












   Dedicado ao gato preto mais safado do mundo, o meu anjinho pretinho.


 Martins, Pierre - Iguaba Grande/RJ - 25 de Abril de 2015.


Comentários

  1. Leila - Grupo Bigodinhos sem Dono27 de abril de 2015 às 13:59

    Pierre,
    Li sobre o Pretinho. Fiquei muito sensibilizada com suas palavras de amor e triste pelo que aconteceu com ele. Muito lindo realmente e parecido com o nosso Clóvis.
    Não vai aqui nenhuma crítica, mas sim orientação. Hoje em dia, infelizmente, não dá para criar gatos como antigamente, soltos. Sempre irá acontecer alguma coisa e eles não chegarão até o final das suas vidas, cfe. geneticamente preparados (15 anos ou mais). À vontade pela vizinhança sempre correm forte risco de comerem algum veneno, serem atropelados, pegos por cães, levar pedradas, sofrerem algum acidente, se contaminarem por doenças oriundas de contato com outros gatos, etc. Isto é um fato que permeará a vida de qualquer outro gatinho que vocês vierem a criar.
    Morando em casa, o melhor jeito de evitar isso, é tendo portões altos e inteiriços e muros altos com redes inclinadas a 45 graus instaladas em seu topo. Havendo árvores no quintal da onde o gatinho possa alcançar o muro, elas também devem receber um cone que impeça sua subida. Se quiser saber melhor a respeito, escreva para bigodinhossemdono@gmail.com que lhe mando fotos de como fazer isso. Meus sentimentos pelo Pretinho. Pelo menos ele recebeu todo amor e respeito que vocês puderam dar enquanto esteve aqui na Terra. Mas numa casa segura ele poderia ter essa alegria e retribui-la em brincadeiras, chamegos e tudo que um gato nos proporciona por muitos e muitos anos, até ficar velhinho.
    Um abraço grande.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Deus, o Senhor está ai?

E stou caminhando. A minha frente apenas uma avenida e muitas pessoas. Cada uma com sua história. Cada uma com seus medos. Todos tem um motivo para caminhar, para viver... Mas eu não. Não me resta mais nada para me orgulhar. Perdi tudo o que mais era valioso em minha vida. Agora estou diante do mar. O dia esta cinza e triste como eu. Não há ninguém por perto. Apenas o cheiro da maresia e o vento. Tamanha imensidão e eu aqui tão pequeno. Eu sinto uma dor que não cabe no peito. Então olho para o céu.

Perdão: a nossa verdadeira paz interior.

Pierre Martins As vezes demoramos a valorizar as pessoas que estão ao nosso lado. Talvez pelo simples fato dela estar ali sempre e a gente achar que isso não vai mudar nunca. Mas, como dizia Chorão: “ – cuidado com o destino, ele brinca com as pessoas.” As vezes nossa zona de conforto é desfeita e, acredite, por mais que as vezes você reclame de suas pernas, por ser feia, magrinha ou gordinha de mais, se o tornozelo é esquisito ou seus dedos não são bonitos, imagine como seria viver sem elas? As pessoas tem defeitos, assim como nós, assim como nossos membros, mas elas estão ali por um propósito: nos completar. Por mais que você diga que sabe muito bem viver sozinho, ou que não precisa de ninguém pra ser feliz, no fundo sabe que está enganando a si mesmo, pois nem mesmo Jesus escolheu caminhar sozinho na Terra. Seus discípulos tinham defeitos, mas o amavam. Pedro até negou a Cristo, mas isso não diminuiu a amizade e o amor entre eles. As vezes o momento nos faz errar. O coração

Grandes batalhas são dadas somente a grandes guerreiros.

" Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui. Percorri milhões de milhas antes de dormir, eu não cochilei . " (A estrada - Cidade Negra)